terça-feira, 20 de setembro de 2016

Auxiliares de Perícia denunciam precaridade nas condições de trabalho. Estado fornece material de baixa qualidade para exames de necropsia


Auxiliares de Perícia da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) permanecem em estado de greve enquanto realizam a “Operação Perícia Legal”. O movimento da categoria já chega na terceira semana e tem produzido uma larga repercussão nas redes sociais, mesmo não tendo divulgação na Mídia local. No fim de semana, mais uma grave denúncia dos profissionais tornou-se pública através de um vídeo.

Na gravação, os auxiliares de perícia mostram a quanto anda a precariedade das suas condições de trabalho. Um dos profissionais (identidade preservada) demonstra o quanto eles ficam expostos à toda sorte de contaminação no momento em que realizam o trabalho de necropsia no necrotério da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel).

Os legistas e auxiliares ficam expostos à contaminação por não terem equipamento apropriado para examinar cadáveres. Ao invés de usarem uma capa protetora (na cor azul) que impede vazamentos e, portanto, contato  com o sangue do cadáver, recebem do Estado um tipo de capa (na cor branca) que não oferece nenhuma segurança.

Por ser material de baixa qualidade, a capa entregue aos peritos permite o vazamento de sangue ou de qualquer outro tipo de material orgânico ou químico propício à transmissão de doenças graves através de líquido contaminado.

A Secretaria da Segurança Pública, que é a responsável pela Perícia Forense do Estado não se pronunciou ainda sobre as denúncias dos peritos, auxiliares de Perícia e legistas.

(Aracatiaçu em Ação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário